8 dias & 7 noites

ITINERÁRIO

Porto – Cinfães – Bestança – Mesão Frio – Quinta do Tedo – Régua – Povoação – Corgo River – Fisgas de Ermelo – Terras de Basto – Senhora da Graça – Mondim de Basto

O vinho Português é o resultado de tradições introduzidas por civilizações antigas; as regiões de Basto e do Douro são as duas principais produtoras de vinho em Portugal, cujo incrível cenário e história convidam à descoberta. Este circuito a pé começa na mágica cidade do Porto, passando pelo Património Mundial da UNESCO do Vale do Douro, onde é produzido o famoso Vinho do Porto, e vai até Terras de Basto, berço do “jovem” Vinho Verde. Este circuito, com caminhadas ligeiras, provas de vinho e visitas culturais, é o circuito perfeito para ficar a conhecer o país que em tempos dominou as rotas comerciais do mundo.

 

DIA 1 PORTO ( — / — / — )

O circuito começa na bela e histórica cidade do Porto, famosa pelo seu vinho mundialmente apreciado – o Vinho do Porto. O Porto é considerado Património Mundial pela UNESCO e é reconhecido pelo valor da sua arquitetura e paisagem. Dependendo das horas de chegada do grupo, poderemos ter a oportunidade de fazer uma pequena visita guiada. No último dia do circuito teremos um dia inteiro para explorar a cidade. Estadia no Yeatman hotel.

 

DIA 2 PORTO • CINFÃES • BESTANÇA • MESÃO FRIO ( PA / — / J )

Depois do pequeno-almoço viajamos até Cinfães (aprox. 1h30min de viagem) para a nossa caminhada pelo Vale Bestança. No vale, vamos encontrar uma das preciosidades escondidas de Portugal, o Rio Bestança, com muitas quedas de água, uma ponte de pedra medieval e aldeias que ainda hoje retém o seu encanto e beleza rural. O vale tem vários caminhos pedestres que nos permitem combinar rotas diferentes, mas de realçar é o trilho de ‘Vilar de Mouros’, que passa pela ponte medieval de Covelas e por estações de biodiversidade. De seguida, iremos até ao nosso hotel de luxo de 5 estrelas em Mesão Frio (aprox. 1 hora de viagem), com passagem pela estrada cénica do Rio Douro.

Distância: 7 km

Altitude máxima : 295 m

 

DIA 3 QUINTA DO TEDO • RÉGUA ( PA / — / — )

Começamos o dia com uma viagem curta até à cidade da Régua, onde faremos uma visita ao Museu do Douro, o sítio ideal para aprender sobre a história, cultura e identidade deste lugar considerado Património Mundial da UNESCO que é o Douro Vinhateiro. A Régua marca também o ponto onde a famosa via férrea do Douro se transforma num passeio mágico, onde o comboio viaja colado ao leito do rio que corta a face rochosa do vale que nos acompanha. Teremos a oportunidade de ver de perto a incrível paisagem de vinhas e olivais ao longo da viagem de comboio até à próxima paragem, a pequena vila produtora de Vinho do Porto do Pinhão. Depois de algum tempo livre para almoçar e relaxar, vamos explorar a Quinta de Tedo, uma adega do séc. XVIII situada no coração da região do Douro. Faremos uma visita guiada ao terreno da adega, seguida de uma caminhada que oferece também a oportunidade de observação de pássaros. Teremos também tempo para relaxar.

Distância: 4 km

Altitude máxima: 90 m

 

DIA 4  MESÃO FRIO • RÉGUA • ALVÃO • FISGAS DE ERMELO • MONDIM DE BASTO ( PA / — / J )

Começamos cedo com uma viagem de Mesão Frio para a Régua e depois Vila Real, onde vamos visitar a Casa de Mateus, um palácio com jardins lindíssimos e considerado um dos melhores exemplos da arquitetura barroca em Portugal. Durante a tarde continuamos viagem para o Parque Natural do Alvão onde habitam algumas espécies de pássaros e animais em perigo de extinção. O parque é também casa do Rio Olo, um rio de montanha com vários moinhos e cascatas, incluindo as Fisgas de Ermelo, uma queda de água de 200m de altura e uma das maiores da Europa. A caminhada leva-nos até miradouros incríveis donde podemos ver as cascatas e as aldeias, e onde teremos a oportunidade de nadar nalgumas das piscinas naturais. De seguida, iremos para o nosso hotel de 4 estrelas em Mondim de Basto, onde poderemos desfrutar de uma piscina infinita com vistas magníficas.

Distância: 5 km

Altitude máxima: 60 m

(Caminhada de 5km, aprox. 2h30min)

 

DIA 5 TERRAS DE BASTO ( PA / — / — )

Neste dia, a nossa caminhada leva-nos pela Quinta das Escomeiras, uma adega tradicional localizada na região de Vinho Verde na margem do Rio Tâmega. Aqui seremos presenteados com vistas de montanhas cobertas de floresta da região das Terras de Basto. Vamos explorar os bosques acima do rio e regressaremos a Lourido e à Quinta das Escomeiras pela ecopista, um caminho férreo antigo que foi transformado em ciclovia e caminho pedestre. Terminamos a nossa caminhada com uma prova de vinhos para apreciar uma marca de Vinho Verde orgânico.

Distância: 8 km

Altitude máxima: 220 m

 

DIA 6 SENHORA DA GRAÇA SANCTUARY • MONDIM DE BASTO ( PA / — / — )

De manhã visitaremos um dos santuários mais importantes do norte de Portugal dedicado à Virgem Maria, o Santuário da Senhora da Graça, também conhecido como a Capela do Monte Farinha. A Capela está situada no meio de uma cadeia de montanhas de granito e fica a 1000m de altitude. Continuamos de minivan até à Levada do Piscaredo, uma via fluvial que remonta ao séc. XIII e onde vamos começar a nossa caminhada. Estas construções rurais eram indispensáveis à irrigação dos campos da região de Terras de Basto, devido à falta de água no passado. Seguimos a via fluvial até ao centro da aldeia de Mondim de Basto onde apanhamos um transfer curto de regresso ao hotel.

Distância: 8 km

Altitude máxima: 220 m

 

DIA 7 TERRAS DE BASTO • PORTO ( PA / — / — )

De manhã regressamos à vibrante cidade do Porto. Depois de uma visita guiada ao centro histórico e às caves de Vinho do Porto (com provas incluídas), o resto do dia será livre para poder desfrutar da cidade e fazer atividades opcionais por sua conta, tal como um passeio de barco pelo rio Douro. Estadia no Yeatman Hotel.

 

DIA 8 PORTO ( PA / — / — )

A nossa viagem termina na manhã do oitavo dia no Porto.

 

Outras informações:

  • Passaporte: Sim, para cidadãos de fora da UE
  • Equipamento essencial: Calçado de caminhada, casaco quente ou sweater em Maio e Outubro. Chapéu, protector solar, mochila para levar os seus items pessoais, casaco à prova de água, garrafa de água (apesar de de haver água no hotel e estabelecimentos comerciais, é seguro beber água da torneira por isso lembramos que é bom trazer uma garrafa para se manter hidratado durante a caminhada.)