Quatro dias no Alto Minho

 Programa em PDF

Quatro dias no Alto Minho ( Região Norte de Portugal)

Tradição e Natureza

Viana do Castelo, Monção, Ponte de Lima, Soajo, Parque Nacional da Peneda Gerês… entre outras pérolas da região.

Tradição e natureza aliadas à boa gastronomia local: Deleite-se nesta viagem refrescante e renovadora pelas serras de Soajo e da Peneda e deixe-se cativar pela deslumbrante paisagem, dominando horizontes de história e geologia antigas. Visite as cidades mais emblemáticas da região e descubra a sua maravilhosa costa atlântica. O seu paladar alegrar-se-á com o sabor da comida e dos vinhos verdes… Traga consigo o fato de banho, pois se o tempo o permitir, poderá desfrutar de uns fantásticos mergulhos nas nossas praias ou lagoas de água cristalina.

PROGRAMA

Dia 1 – Saída – local a designar // chegada a Viana do Castelo

Chegada a Viana do Castelo  ( por volta das 15:00 ao hotel).

Hotel de 3 estrelas situado no Centro de Viana do Castelo, a poucos minutos do centro histórico, do rio e da marina da cidade. Com piscina exterior e recentemente renovado. Pequeno-almoço incluído.

Viana do Castelo é uma das cidades mais bonitas do norte de Portugal. Geograficamente privilegiada, esta cidade de montanha é banhada pelo mar, onde desagua o rio Lima. É uma cidade completamente imbuída de tradição local. Sendo um ponto de partida para os Descobrimentos Portugueses, Viana enriqueceu-se de igrejas, palácios abrasonados, conventos, chafarizes e fontanários de inspiração manuelina, renascentista, barroca, modernista, tendo como tema o azulejo, estes monumentos constituem uma herança patrimonial digna de visita.

17:00 – Monte, Santuário e Pousada de Santa Luzia

Reunião do grupo para uma visita ao Monte, Santuário e Pousada de Santa Luzia. Apreciar o por do Sol e as vistas panorâmicas da região de Viana do Castelo, das suas praias e do rio Lima. Disfrutar das suas paisagens únicas, consideradas pelo National Geographic como sendo das mais bonitas do mundo. Visita ao Santuário (subida opcional à cúpula do edifício) Visita às ruinas romanas. Visita à Pousada para um café no terraço.

19:00 – Saída para o restaurante. Inclui jantar e animação musical tradicional de boas vindas.

Reunião do grupo para jantar numa pequena quinta distanciada a poucos quilómetros da cidade. Comida típica do Minho (com carne e peixe). Espetáculo privado de Folclore com cantares e música típicos da cultura popular da região. (Folclore Minhoto)

22:30 Regresso ao hotel

Dia 2 – Visita ao Palácio da Brejoeira na “Rota do vinho Alvarinho” e à histórica vila de Monção. Trajeto panorâmico pelo litoral minhoto.

9:00 – Saída do hotel em direção ao Palácio da Brejoeira.

10:20 – Visita à Quinta / Palácio da Brejoeira. Com degustação de vinhos. Tempo de visita aprox: 1:30min. Com 1.5km de visita guiada pelas vinhas, jardins, interior do palácio e adega.

O edifício, ex-líbris da região, classificado de Património Nacional desde 1910, é uma imponente construção em estilo neoclássico com 30 hectares de terreno, possuindo capela, bosque, jardins, vinha e adega antiga (é neste local que envelhece a prestigiada “Aguardente Velha” ). Nos terrenos circundantes cultiva-se e produz-se o prestigiado vinho Alvarinho, sendo aqui engarrafado com o selo de qualidade da Quinta da Brejoeira e que os visitantes terão oportunidade de provar.

12:30Chegada à vila de Monção. Almoço, sugestão de restaurantes (ou marcação para grupos – não incluído no preço). Tarde livre.

Monção, vila fortificada na margem do Rio Minho, terra de termas e do Alvarinho, foi em tempos longínquos o cenário de múltiplos combates entre os reinos de Portugal e Castela. Em 1921, o rei português D. Afonso III concedeu-lhe a carta  foral e, em 1306, D. Dinis ordenou que se construísse o velho castelo defensivo, cujas muralhas ainda hoje recebem visitantes. Debruçando-se sobre o Rio Minho, com os seus aprazíveis terraços e miradouros, como a esplanada dos Neris, ninguém diria que foi palco de ferozes combates travados noutros tempos, entre os reinos de Portugal e Castela. E muito menos que, neles se distinguiram com bravura três mulheres : Deuladeu Martins, Mariana de Lencastre e Helena Peres.

16:00 – Regresso a Viana, viagem pela costa minhota passando por: Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, foz do rio Minho, Vila Praia de Âncora, Afife, Farol de Montedor, chegada a Viana do Castelo (rápida paragem perto do mar).

18:00 – Chegada a Viana do Castelo.

Fim de tarde livre para desfrutar da cidade conhecida como “museu vivo”, com vários monumentos e casas nobres de diferentes períodos e estilos. Esta cidade é uma espécie de “Meca da Arquitetura” graças aos muitos e importantes nomes da arquitetura portuguesa contemporânea. O artesanato é igualmente um atrativo de Viana do Castelo. Jantar livre.

Dia 3 – Caminhada pela natureza – Parque Nacional da Peneda-Gerês, considerado Reserva Mundial da Biosfera (com almoço). 

9:00 – Saída do hotel com destino ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.

(Trajeto: Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Porta do Mezio).

A “Porta do Mezio” é uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda Gerês e o hall de entrada para a magnífica paisagem de montanhas e vales do Soajo e Peneda. É de tal forma incrível que a UNESCO o considera Reserva Mundial da Biosfera!

10:20 – Chegada às “Portas do Parque Nacional da Peneda Gerês Mezio/Soajo”

10:30 – Receção no “Centro de Interpretação do Mezio” com guia oficial do Parque Nacional.

10:45 – Caminhada em trilho Natural e Arqueológico de 3 Km , dificuldade fácil.

duração de 1h30) 

13:00 – Almoço incluído no Centro Interpretativo Portas do Mezio. Visita ao Centro.

15:30 – Visita à vila de Soajo

Uma das mais belas povoações do Parque Nacional Peneda-Gerês que, apesar das suas fascinantes paisagens, tem como grande atrativo o imponente conjunto de 24 espigueiros em pedra, no qual o mais antigo data de 1782. Estas estruturas destinadas a secar e armazenar cereais, são consideradas imóveis de Interesse Público.

16:00 – Regresso a Viana do Castelo (possível paragem na vila de Ponte de Lima).

18:00 – Resto de tarde livre para desfrutar da cidade de Viana do Castelo. Jantar livre.

(Nota: Podemos fazer a marcação/organização do jantar de grupo. Ou apenas sugerir restaurantes e pontos de interesse.)

Dia 4 – Cidade de Viana do Castelo: Museu do Traje e experimentar uma das “especialidades gastronómicas” da cidade para “adoçar a boca”. Almoço ligeiro, saída com destino a (local de saída).

Durante a manhã, tomaremos um café na praça principal e provaremos uma das especialidades gastronómicas, um doce que atrai muita gente à cidade de Viana do Castelo. Depois faremos uma visita ao Museu do Traje, essencialmente para terminar com todos os pormenores do história da cidade. Almoço e regresso a (local de saída).

Este passeio inclui:

  • Três noites de estadia, com pequeno-almoço num emblemático hotel no centro de Viana do Castelo
  • Jantar no dia de chegada e animação musical tradicional.
  • Visita ao Palácio da Brejoeira, com degustação de vinhos.
  • Visita guiada ao Parque Nacional Peneda Gerês e almoço.
  • Entrada no Museu do Traje.
  • Pagamento de viagem completa para duas pessoas: condutor do autocarro e guia.

Importante – Este passeio NÃO inclui:

  • Tudo o que não esteja especificado nos itens anteriores.
  • Seguro de viagem
  • A viagem de autocarro

Nota: mínimo 20 pessoas.

Comments are closed.