14 dias e 13 noites
ITINERÁRIO
Lima – Paracas – Ica – Nazca – Arequipa – Colca – Puno – Cusco
DIA 1 CHEGADA A LIMA ( — / — / — )
Bem-vindos ao Peru
Chegada a Lima, recepção e transfere para o Hotel. Estadia em Lima.
Check-in: 15:00
Lima foi fundada em 1535 e em pouco tempo se tornou numa das mais importante cidades da América. Hoje tem mais do que 8 milhões de habitantes e a cidade abriga imigrantes de todos os cantos do mundo, o que transformou Lima numa cidade cosmopolita por excelência. No centro histórico, considerado Património Mundial pela UNESCO, poderá visitar exemplos esplêndidos da arquitetura colonial. Nesta viagem, não poderá também deixar de experimentar uma das melhores gastronomia de todo o mundo. A cidade oferece um variado leque de restaurantes e lugares convidativos onde poderá provar pratos deliciosos, um resultado da mistura da cozinha Europeia, Africana, Asiática e Andina.
DIA 2 LIMA ( PA / — / — )
Tour da cidade de Lima. Nesta visita vamos conhecer Lima através dos seus três períodos históricos: Pré-Hispânico, Colonial e Moderno.
Começamos o dia com a vista panorâmica de “La Huaca Pucllana”, seguida de uma visita ao impressionante centro histórico de Lima: palácios, mansões, igrejas e praças, a acabar com a visita ao distrito residencial e financeiro de San Isidro, e também com uma vista inesquecível do Oceano Pacífico desde o distrito de Miraflores.
Esta tour incluí visita ao Complexo Monumental de San Francisco e as Catacumbas.
Resto da tarde livre.
DIA 3 LIMA – PARACAS ( PA / — / — )
De manhã cedo, transfere para a estação de autocarros para apanhar o autocarro para Paracas. A viagem tem uma duração de 4 horas.
Chegada, recepção e transfere para o hotel.
Check-in: 15:00
Depois de instalados, faremos uma visita à Reserva Nacional de Paracas, uma imensa área local protegida a sudoeste da vila de Pisco. O nome deste bonito lugar tem origem numa palavra Quechua que significa “chuva de areia”, muito provavelmente associado ao facto estar exposta a ventos fortes durante a noite. A Reserva Nacional de Paracas também é muito importante devido à abundante quantidade de zooplâncton e fitoplâncton que habita as suas águas e que alimenta uma grande variedade de peixe, o que por sua vez dá aso à existência de pesca artesanal e industrial. Esta é uma das atividades económicas principais da vila de Pisco. A Reserva Nacional de Paracas está localizada numa área de 335,000 hectares e é considerada um dos mais importantes eco sistemas do planeta. Durante a nossa visita, veremos as belas falésias e praias que percorrem a costa (como por exemplo a praia vermelha de Yumaque, em La Lagunilla). Teremos a oportunidade de parar na praia de Lagunilla, onde poderão provar o marisco e dar um mergulho no mar. Teremos também a oportunidade de apreciar bandos de flamingos, e para os poder ver de perto teremos que fazer uma curta caminhada até ao miradouro. De acordo com alguns historiadores, estes pássaros inspiraram o libertador São Martin para criar as cores da nossa bandeira vermelha e branca.
De seguida, poderá visitar o centro de interpretação da reserva, onde poderá aprender mais sobre a fauna e a flora da reserva de Paracas.
DIA 4 PARACAS – ICA – NAZCA ( PA / A / — )
De manhã, transfere até ao porto de Paracas para visitar a ilha de Ballestas. Esta ilha vibrante e cheia de cor é um santuário de vida selvagem e um habitat natural de pássaros e mamíferos selvagens, incluindo leões marinhos, focas e os pinguins Humboldt que correm risco de extinção. Durante a viagem de lancha de duas horas, poderão ver de perto estes animais. Nalgumas ocasiões, será também possível avistarem-se golfinhos e baleias. Esta é uma visita a não perder para amantes da natureza e observadores de pássaros.
Para além dos animais mencionados acima, há uma série de espécies de aves marinhas que fazem destas ilhas rochosas a sua casa. É possível observar e ouvir pelicanos, atobás, cormorões-de-cara-vermelha e muitos outros.
Durante a visita poderá também apreciar um misterioso geóglifo, semelhante às linhas de Nazca, que foi esculpido na face de uma falésia há mais de 1000 anos. Este símbolo chama-se Candelabra e continua a ser fonte de especulação e debate. É provável que tenha sido criada pela tribo que habitava a costa de Paracas nessa altura, por razões desconhecidas.
No final desta visita, o nosso guia leva-nos do hotel até ao transfere para Nazca. Depois da primeira hora de viagem, paramos em Ica para visitar um armazém industrial onde se produz o licor de uva conhecido por pisco. Aqui faremos uma visita guiada por um dos trabalhadores mais experientes que nos mostrará as instalações onde se faz pisco e vinho. No final da visita poderemos provar uma variedade de pisco e de vinhos produzidos no local. A nossa visita continua pelo Museu Regional de Ica. Este importante museu oferece conhecimento das culturas que se desenvolveram nesta região e veremos coleções de cerâmica, têxteis, múmias, caveiras deformadas e relíquias de culturas passadas.
Por fim, iremos a Huacachina onde poderá disfrutar do belíssimo cenário, dar um passeio e tirar fotografias. Almoço incluído em restaurante local.
Continuamos o transfere para Nazca. O caminho demora 2 horas.
DIA 5 NAZCA – AREQUIPA ( PA / — / — )
De manhã, transfere para o aeroporto para voarmos sobre as linhas de Nazca. As linhas de Nazca estão localizadas nas Pampas de Jumana no deserto de Nazca. Nesta planície escura com mais de 800 Km², os antigos homens de Nazca desenharam figuras gigantes que representavam desenhos zoomórficos, fitomórficos e antropomórficos, tal como linhas geométricas e rectas que viajam centenas de quilómetros em várias direções. O mais incrível é que estas figuras só podem ser apreciadas na sua totalidade a partir do ar, voando por cima do deserto, o que suscita grandes questões do porquê da sua existência.
No final da visita, transfere para a estação de autocarro para viagem de autocarro até Arequipa. A viagem tem uma duração de 10 horas.
Chegada, recepção e transfere para o hotel.
DIA 6 AREQUIPA ( PA / — / — )
Dia livre para disfrutar da cidade ao seu ritmo.
DIA 7 AREQUIPA – COLCA ( PA / — / — )
De manhã cedo, logo após o pequeno-almoço, partida para a excursão em direção ao Vale de Colca, conduzindo pela Pampa de Cañahuas na Reserva Nacional de Aguada Blanca, habitat de rebanhos de Vicuñas. Paragem no Mirador de los Andes, na Cratera de Chucura, e no Mirador de Chivay onde poderemos apreciar os lindos socalcos pré-colombianos que ainda hoje são cultivados pelos nativos Collaguas. O ponto mais alto da estrada fica a 4350m de altitude acima do mar. Chegada à vila de Chivay pelas 13:00 aproximadamente. Transfere para o chalé.
Tarde livre para visitar os Banhos das Termas Medicinais de Águas Quentes.
DIA 8 COLCA – AREQUIPA ( PA / — / — )
De manhã cedo, partida para a “Travessia do Condor” donde se poderá observar a magnífica ave Andina, o Condor, a sobrevoar em círculos os socalcos pré-Hispânicos que ainda hoje são cultivados. Apreciaremos o impressionante panorama do Canyon de Colca, um dos mais profundos do mundo (3180m). No regresso a Chivay, visita ao Mirador de Chinina, onde poderemos encontrar os famosos Túmulos Suspensos e a Ponte Suspensa de Sifón que junta a vila de Yanque a Coporaque. Na vila de Yanque, visita à sua bela igreja e às ruas de paralelos características, de entre outras atrações. Para podermos disfrutar da vista espetacular do Vale de Colca, conduziremos até aos pontos de observação de Choquetipo e Artahuilque e até à vila de Maca.
Depois de um pequeno descanso da parte da tarde, regresso à cidade de Arequipa, com chegada prevista para as 18:00.
DIA 9 AREQUIPA – PUNO ( PA / — / — )
Transfere para o aeroporto para apanhar voo interno para Juliaca.
Chegada, transfere para Puno. A caminho, visita a Sillustani para apreciar a flora típica e o cenário rural desta região. À chegada à península de Sillustani, faremos uma visita guiada que nos informará sobre as crenças locais sobre a vida depois da morte e onde poderemos observar as torres funerárias grandiosas e que são conhecidas como “Chullpas”. Sillustani é uma península rodeada pela Lagoa de Umayu o que dá aso a um extraordinário contraste de cores e paisagens.
Check-in 13:00
DIA 10 PUNO ( PA / A / — )
Pelas 6:40 partimos numa excursão de lancha pelas águas do Lago Titicaca, até às únicas “Ilhas” flutuantes de Uros. Os habitantes anciãos deste lago, conhecidos como a Tribo da Água, construíram as suas próprias ilhas adicionando periodicamente camadas de junco único da região chamado “Totora”.
As suas casas e barcos também são construídos com este material. Continuamos a viagem de lancha até à Ilha de Taquille, habitada por nativos que falam Quechua e que, ao longo de gerações foram desenvolvendo sistemas sociais únicos e eficientes, para além de técnicas de tecelagem fina.
Na chegada à vila de Taquille paramos para almoçar. De seguida, caminhamos pelas várias colinas e lugares arqueológicos desta ilha de 6km de comprimento. De tarde, regressamos a Puno e faremos uma visita guiada à vila A visita passará por vários lugares de interesse histórico e cultural desta bela vila, incluindo os Museus Dreyer, Totora e Naval.
DIA 11 PUNO – CUSCO ( PA / A / — )
De manhã cedo, conduzimos até à estação de autocarros para fazer uma viagem até à cidade de Cusco. Durante a viagem, visita à igreja de San Pedro de Andahuaylillas, também conhecida como “Capela Sistina das Américas”, devido aos tectos dourados. Também faremos uma paragem no sítio arqueológico de Raqchi, onde poderão visitar o incrível santuário construído pelo imperador Inca Pachacutec e que é dedicado à divindade Inca Wiracocha.
Depois de almoço seguimos viagem até ao ponto mais alto da nossa rota, a cordilheira de montanhas de La Raya. Logo a seguir, iremos até às ruínas de Pukaram conhecidas pela sua pirâmide. Chegados a Cusco, serão transferidos para o vosso hotel.
DIA 12 CUSCO ( PA / — / — )
De tarde, visita aos seguintes lugares e atrações turísticas:
A Catedral – monumento colonial religioso, com grande valor histórico
Koricancha – O Templo Inca do Sol. A Igreja de Santo Domingo foi construída no século XVII nas paredes do Koricancha Templo do Sol
Sacsayhuaman – Localizado a 3km de Cusco, fortaleza Inca de grandiosa e excelente arquitetura
Qenqo – Centro de Cerimónias e Rituais, o lugar onde eram feitos sacrifícios
Puka Pukara – semelhante a um Tambo, ou uma espécie de posto militar
Tambomachay – situada a 7km de Cusco, lugar de banhos rituais e cujo uso estava restrito à classe mais alta
DIA 13 CUSCO – MACHU PICCHU – CUSCO ( PA / A / — )
O dia começa cedo com um transfere para a estação de comboios para uma viagem até à famosa cidadela Inca de Machu Picchu, também conhecida como “A Cidade Perdida dos Incas”, um dos melhores exemplos sobreviventes da arquitetura Inca. Chegada a Aguas Calientes e de seguida uma viagem de 30min a subir 6km de etsrada sinuosa até à maravilhosa cidadela. À chegada, faremos uma visita guiada à cidadela, onde visitaremos a praça principal, a Torre Circular, o relógio do sol sagrado (o mais importante Intihuatana preservado), os aposentos reais, o Templo das Três Janelas e vários cemitérios. Depois da visita, terão tempo para passear pelo lugar à vontade.
Regresso a Águas Calientes para almoçar num restaurante local.
De tarde regresso à estação de comboios de Ollanta e transfere para o hotel em Cusco.
DIA 14 PARTIDA DE CUSCO ( PA / — / — )
Check-out às 9:00.
Transfere para o aeroporto para apanhar o voo interno para Lima.
Fim dos nosso serviços.
Fotografias: ver aqui
PDF: download
Outras Informações: