Viagem ao Médio Oriente – Dia 5

Viagem ao Médio Oriente

por João Gonçalves

editado por Martha Appelt

Dia 5

(12 de Fevereiro de 2003)

Acordámos outra vez cedo (8h30) e fomos em busca do “petit déjeuner”. Ao passar numa mini-padaria, fomos convidados a entrar, e claro, experimentar o pão. Pequeno-almoço: missão cumprida!

Os homens a fazerem o pão típico sírio

Ainda comemos mais uns frutos secos e um chá numa loja mais à frente. Toda a gente chama por nós. Pelo meio, grande sessão de fotos. Os sírios passam-se com as fotografias. Não querem outra coisa.

Sessão de fotos em Palmyra

Por fim, lá conseguimos ir visitar as ruínas de Palmyra, que não ficam nada atrás da Acrópole. Achei até mais impressionantes. O templo de Bell também é espantoso.

Após grande discussão com os gajos dos camelos, lá fomos de camelo até ao castelo, mas o Marcelo desistiu a meio e foi a pé. Depois de me habituar ao camelo até não foi nada mau.

O castelo e a vista de lá de cima, sobre Palmyra, o lago e o deserto, é uma maravilha. Depois, começou a chover, no deserto!

A meio da tarde apanhámos um tó para Damascus e chegámos com chuva.

O nosso autocarro para Damascus.

Partilhámos o táxi com um gajo que nos convidou para ficar em casa dele, mas logo a seguir já não dava. Não sei porquê, pois o gajo só falava árabe e só dizia “I´m sorry”. Ok…

Viemos para o hotel onde param os “backpackers” todos (coreanos, japoneses – reencontramos o Nau – dinamarqueses, canadianos – ficou um no nosso quarto – franceses, australianos… o costume).

Vimos a França a levar 2 no pelo dos Checos – em casa – e o resumo da derrota de Portugal com a Itália (estreia do Scolari).

O recepcionista do hotel é o maior cromo! Quase matou do coração dois gajos que chegaram à meia-noite e tinham reserva. “Estamos cheios!” – disse o cromo, na tanga. Foi a noite toda na paródia com ele. Uma vez mais, grande poupança no tacho. Mas amanhã vai ser diferente…